Investir em Relacionamento Gera Motivação
Publicado em 03/05/2013
interno recebe várias nomenclaturas e incorpora diversificadas funções. Pode ser visto como um processo de informação, educação ou estímulo a um maior compromisso do funcionário com a empresa. De forma ampla, é um elemento de ligação entre o empregado, o produto e o cliente que fortalece a responsabilidade de cada profissional sobre resultado final do negócio.
O consultor e professor, Luís Carlos Carvalho da Silva, especialista em endomarketing, afirma que é comum a confusão entre comunicação interna e endomarketing, mas que a comunicação é somente uma das ferramentas usadas nas estratégias de endomarketing. “A princípio, o marketing interno foi a aplicação das mesmas estratégias do marketing tradicional dentro da empresa, para os funcionários”, lembra Silva.
Como passar do tempo, o endomarketing assumiu a função de, além de informar, fazer com que os funcionários sintam-se parte da empresa. “Desde que foi criado, o conceito de endomarketing tem sido aplicado de diversas maneiras. Para a área de recursos humanos é um instrumento focado no resultado dos profissionais. A proposta não é só fazer propaganda interna da empresa e sim criar uma mobilização em prol do resultado final”, continua Silva.
Normalmente, os projetos de marketing interno são desenvolvidos pela área de recursos humanos ou de marketing. Segundo Silva, “a estratégia tem melhores resultados quando aplicada pela área de marketing, mas planejado pela área de recursos humanos. Assim, é possível melhorar a performance, criar maior comprometimento e sentido para o trabalho”.
A diretora da agência de marketing interno Happy House, Analisa de Medeiros Brum, e também autora de livros sobre endomarketing, concorda que a parceria entre o marketing e o RH produz melhores resultados. “O melhor é que as ações sejam fruto da parceria das duas áreas: RH e marketing. O primeiro é a principal fonte de informação sobre e para os profissionais e o segundo detém o conhecimento das estratégias e técnicas para que o trabalho tenha efeito”, afirma Analisa.
“O conteúdo existe dentro da empresa. Nós, como consultores e parceiros, criamos e aplicamos os processos. A iniciativa de desenvolvimento de um projeto normalmente parte da área de recursos humanos, mas a diretoria necessariamente tem que estar compromissada. Para conseguir seus objetivos com o endomarketing, as empresas precisam desenvolver ações sistematizadas e integradas, além de criar uma marca ou um ícone que simbolize a comunicação interna”, continua Analisa.
Os processos têm como objetivo final fazer com que os funcionários sintam-se acolhidos e parte de uma grande equipe. Para isso, além de informar é preciso identificar necessidades de cada pessoa e tentar relacioná-las aos objetivos da empresa. Porque quando há falta de informação e sensação de isolamento não há motivação.
“Não há como medir o comprometimento e a motivação das pessoas, mas o empregado que é bem informado sente-se parte da empresa, a relação fica mais próxima. Podemos observar que o endomarketing diminui a rotatividade. No meu ponto de vista, o principal desafio é a comunicação das chefias intermediárias. Quando as lideranças não se comunicam bem com a equipe é preciso fazer um trabalho específico para que compreendam o papel estratégico da comunicação. Porque há pessoas que ainda pensam que deter informação é poder”, afirma Analisa.
Os esforços de comunicação e integração motivam funcionários em mais longos prazos que prêmios, salários e benefícios. Porque estímulos externos não motivam as pessoas de forma permanente. “As lideranças precisam conhecer suas equipes, suas necessidades e expectativas pessoais porque elas na verdade inspiram e criam motivação. Em geral, as pessoas sentem-se importantes pelo grau de informações que recebem. Assim, o marketing interno deve ser visto como uma estratégia de gestão decisiva e determinante para a organização”, conclui Analisa.
http://www.endomarketing.com/artigo_10.htm