Educar para vender mais
Postado em 1o/05/2013
Escrito por *Caio Camargo
Antes de cobrar resultados, eduque.A dica pode até parecer simples, mas entender e principalmente conseguir aplicá-la pode se tornar parte do sucesso de sua empresa
Freqüentemente, reclamamos da capacidade de nossos funcionários, de como estes não são comprometidos o suficiente com a empresa, assim como que as vendas ou a operação da loja em si só funciona quando estamos presentes na loja. Basta `tirarmos o umbigo do balcão`, e a loja vira um caos.
A grande verdade, infelizmente, é que você nunca foi, não é, e nunca será melhor ou diferente do que qualquer funcionário seu. O problema todo está no fato de que você é o único que sabe os reais valores das ações realizadas por sua empresa, o real valor de uma venda, e principalmente, o real valor de seu cliente.
Valores X Treinamento
Procure repassar esses valores, ensine seus funcionários, eduque-os a ver a loja em que trabalham como os mesmos olhos que você e verá melhores resultados. A palavra de ordem é treinamento, não há formula mágica para o sucesso.
Do mesmo modo, educar antes de agir, é um importante passo a ser dado juntos a seus clientes ou consumidores.
Quando lidamos com clientes que pretendem alterar o atendimento de balcão para um atendimento de auto-serviço, a primeira instrução que passamos é que mudanças bruscas sempre acarretam em perdas de vendas. Consumidores precisam entender os novos conceitos.
Atendimento X Autosserviço
Não adianta mudar o conceito de atendimento de balcão para autosserviço e esperar que seu cliente compreenda isso perfeitamente. A mudança deve ser gradual. O balcão é um link vital entre cliente e vendedor. O rompimento de maneira bruta desse link pode criar insatisfação ou até mesmo desistência de seus clientes.
Imagine agora um produto novo, que nunca foi visto, e que seu uso ainda é desconhecido para o publico.Monte uma linda pilha na loja, com um cartaz arrasador de bom preço. Quais serão os resultados: Nenhum.
Afinal de contas, para que comprar, se não sei para que serve?
Eduque, crie uma demanda, para depois pensar em oferta. Nunca é a oferta que cria a demanda. Dependendo do nível de informação e demanda criada talvez o mesmo não precise nem estar exposto!
*Caio Camargo é arquiteto e MBA em Marketing e gerente de negócios da Gad Retail
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