10 bons motivos para investir no endomarketing
Postado em 26/05/2013
Por Patrícia Bispo para o RH.com.br
Quando falamos sobre a importância de uma empresa manter um bom relacionamento com seus funcionários, não nos resumimos apenas em disponibilizar canais de comunicação atrativos, mas sim “falar” uma linguagem que seja acessível ao público que se quer alcançar ou todo o investimento terá sido perda de tempo. Dentre desse contexto de se tornar compreendido e captar corretamente aquilo que o outro deseja expressar, encontramos no campo organizacional o endomarketing – ações de marketing aliadas às técnicas de Recursos Humanos que são direcionadas especificamente para o público interno das organizações. Mas, qual a importância de investir no endomarketing? Confira abaixo dez boas razões!
1 – Da mesma forma que uma empresa precisa vender uma boa imagem para o cliente externo, a organização precisa ter a mesma ter a mesma preocupação em relação ao cliente interno, ou seja, aos seus colaboradores. Se a imagem “vendida” aos profissionais que atuam na for positiva, o sentimento será de que estão no melhor lugar para se trabalhar.
2 – Se os colaboradores percebem que estão no melhor local para ser trabalhar, o percentual de turnover a cair e os talentos permanecem na companhia, os ganhos tornam-se significativos para qualquer companhia.
3 – Outro benefício do endomarketing é que o funcionário adquire a visão do cliente externo e quando isso ocorre, a compreensão do colaborador sobre o negócio torna-se mais significativa. E quando isso ocorre, as chances de identificar melhorias para os processos e os produtos também aumentam.
4 – Quando o talento compreende o negócio da empresa que ele atua, sua visão sobre a importância do seu papel sobre a vida da empresa torna-se mais claro. Um talento consciente sobre a seu valor na companhia tem mais segurança de explorar o potencial criativo e de apresentar inovações.
5 – Talento que compreende o seu papel na empresa e, através do endomarketing, compreende que lhe é dada a oportunidade de inovar, torna-se mais comprometido e apresenta um desempenho muito superior do que às pessoas que se sentem estagnadas, sem chances de trilharem uma ascensão profissional, por exemplo.
6 – Mais um fator surge em consequência do endomarketing. Uma vez que compreende o negócio e sabe o seu papel no contexto organizacional, o profissional sente-se estimulado ao desenvolvimento de novas competências, sejam essas técnicas ou comportamentais.
7 – O endomarketing não é apenas uma informação que é “lançada” aos funcionários, pelo contrário. Ao somar ações eficazes de comunicação interna com a experiência da área de Recursos Humanos, possibilita que as pessoas sejam integradas ao negócio e aos seus pares. O espírito de equipe surge como consequência natural da comunicação eficaz.
8 – Possibilita a melhora do clima organizacional, uma vez que a empresa tem a chance de estreitar relacionamento tanto entre as pessoas de um mesmo setor, quanto de departamentos diferente. Todos formam um só organismo que precisam se unir para dar vida à empresa.
9 – A maioria dos processos de mudança é um momento de significativa preocupação para as organizações. Através do endomarketing, as empresas têm a possibilidade de apresentar aos colaboradores as transformações que ocorrerão, bem como a situação de cada departamento e de como cada indivíduo poderá lidar como a nova realidade.
10 – A confiança dos talentos com a empresa é fortalecida. Se algum rumor surge nos corredores da organização, o profissional que já está familiarizado com as ações de endomarketing prefere esperar para ver qual será o posicionamento da empresa em relação a um fato que tenha uma abrangência significativa na vida da companhia. O funcionário alcança a maturidade e compreende que é mais sensato ouvir os canais formais do que dar 100% da sua atenção a boatos comprometam até mesmo à sua performance e à da equipe.
Palavras-chave: | comunicação interna | comprometimento |