Showrooming: um novo desafio para o varejo

Publicado por Estevão em

Postado em 15/01/2014

ショールーミング (showrooming)

Comparação de preços pela web faz lojas físicas se tornarem um espaço de exposição de produtos
“As lojas estão se tornando showrooms para o comércio virtual.” A fala é de Jorge Toledo, diretor de produtos CRM (Customer Relationship Manager) da Oracle para a América Latina. Este efeito, em que o consumidor olha o produto na loja física, mas pesquisa os preços na internet para saber se compensa comprar on-line ou fisicamente, passou a ser conhecido como showrooming. E mostra como reinventar a forma de atendimento e entrar no meio mobile se tornou uma necessidade para o varejo.Nos Estados Unidos esta já é uma prática recorrente que preocupa os varejistas tradicionais. O consumidor chega a entrar na loja com um smartphone ou tablet na mão fazendo a comparação de preços em tempo real. A consultoria IDC afirmou, em pesquisa, que cerca de 48 milhões de compradores, ou quase 20% da população adulta dos EUA, deve se utilizar desta prática no Natal de 2012, número 134% maior que o do ano passado.

A empresa Deloitte prevê que nesta data festiva as vendas influenciadas pelo meio mobile chegarão a 5,1%, totalizando US$ 36 bilhões (no montante estimado de novembro de 2012 a janeiro de 2013 nos EUA). A prática deve afetar 80% do varejo norte-americano, afirma ainda a empresa de investigação Edgell Knowledge Network.

A sugestão da Deloitte, entretanto, não é repelir o consumidor que entra na loja com um smartphone na mão e sim acolhê-lo. Afinal, estes consumidores “armados” com dispositivos móveis conectados à internet são 14% mais inclinados a comprar na loja física que aqueles que não utilizam um celular inteligente na sua ida às compras, diz ainda o estudo. E estes mesmos canais on-line podem ser utilizados pelos varejistas para conhecer melhor os seus clientes.

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