Que tipo de gerente você quer ser?

Publicado por Estevão em

Postado em 02/04/2013

 

 

 

Escrito por Ito Siqueira

Há, ainda nos dias de hoje, gerentes que pensam que a forma correta de conduzir o seu grupo é na base do chicote, à moda antiga. Nada de esclarecder os motivos dos objetivos organizacionais e muito menos ouvir o que o funcionário tem a dizer acerca das atividades não cumpridas. Não realizou a tarefa vai para o “castigo”. Tem pessoas que acreditam que para gerenciar bem tem que manter uma distância entre o gestor e o empregado. Há casos de pessoas que era amigo de todos na empresa, quando era um funcionário normal, mas quando assume a gerencia torna-se uma pessoa na sua redoma intocável.

 

O que, de fato gerenciamos? Tenho certeza, ou gostaria de ter, que meus alunos dirão em uma só voz: PESSOAS.

 

A gestão é feita por meio das pessoas. Precisamos entender que o foco de quem está à frente de qualquer organização, seja uma empresa de grande ou pequeno porte, indústria, varejo e mesmo uma ONG, são pessoas que precisam de estímulo para fazerem o que precisa ser feito para que a organização dê o resultado esperado.

 

Se você pretende ser um gestor que gere resultados, preste atenção aos itens abaixo:

 

1. Seja proativo:  não espere que as coisas aconteçam por iniciativa da sua equipe e pronto. Seu papel é estimular as pessoas a fazerem. O detalhe é que você deve estimular e não fazer. Há gerentes que ficam fazendo o trabalho dos seus liderados e isso é péssimo pois não desenvolve a capacidade do liderado em executar suas tarefas por meio de suas próprias habilidades.

2. Ouça seu pessoal: uma das ferramentas importantes do gerente é ouvir o que cada um dos seus liderados têm a dizer acerca de cada tarefa cumprida ou não. Mas faça uso da primeira dica no que diz respeito a ouvir, ou seja, não espere que ele fale. Seja proativo, pergunte e ouça. O problema é que muitos gerentes querem falar muito e ouvir pouco. Se você quer saber o que se passa na cabeça de seu liderado seja um bom ouvinte.

3. Comemore as vitórias: nada é pior para a equipe do que chegar na meta e ficar com a sensação de que não fez mais do que a obrigação. Não sei se você já passou por isso: chegar em casa com uma nota 10, mostrar ao pai e ele dizer que você não fez mais do que sua obrigação, afinal você é estudante e blá blá blá. Nada disso, se sua equipe chegar na meta é hora de comemorar. Demonstre que você está feliz em atingir o resultado e isso só foi possível porque a equipe se esforçou e chegou lá.

4. Seja criativo: não vai dá para fazer tudo do mesmo jeito sempre. O seu papel como gestor é buscar maneiras criativas de fazer as mesmas coisas. Ser criativo pode parecer complicado, mas se você fizer uso da dica 2, ouça seu pessoal, você terá milhares de ideias de como fazer diferente, mas lembre-se de dar o crédito a quem teve a ideia. Use da sua ou da criatividade do outro para gerar os resultados que a empresa precisa.

5. Respeite as diferenças: espero que sua equipe seja composta de diversas pessoas diferentes. Pessoas quem pensam diferentes compoem equipes que crescem sempre e se adaptam melhor para o serviço. Ao respeitar as diferenças você terá que ter uma sensibilidade aguçada para saber entender cada pessoa e suas necessidades. Gosto muito de uma história que ouvi numa palestra do Bernadinho, o do vólei. Ele conta que quando foi técnico das meninas sempre tinha mais dificuldade em que elas se abrissem quando tinham algum problema. Ele fazia uso de uma técnica simples. Pedia a uma das meninas para perguntar a outra como estava e voltar dizendo a ele a situação sentimental. Logicamente que a preocupação estava sempre na jogadora que era chave para aquele jogo, por diversas características pessoais. Numa dessas uma das meninas revelou a colega que não estava tão bem pois estava com saudades do cachorro. Imagine que qualquer gestor, principalmente homem, não daria ouvidos a esse tipo de sentimento. Mas ele pensou bem e fez o inesperado. Ligou para o namorado da jogadora e combinou para colocar o cachorro, latindo é claro, no telefone para que a jogadora matasse a saudade. O resultado foi surpreendente, afinal ela ficou surpresa com a atitude e pode matar a saudade do seu cachorrinho. esse ato motivou a equipe como um todo. Quando damos importancia ao que o outro valoriza conseguimos atingir o coração dela e ela fará de tudo para atingir o resultado desejado.

6. Incentive: O seu papel principal é esse. Ser proativo, ouvir, comemorar e ser criativo são ferramentas para você incentivar sua equipe a cumprir as metas. Seu papel é fazer as pessoas fazerem. Sabe aquela figura do malabarista no circo que faz o show com os pratos? Pense que cada colaborador seu é um prato, seu papel é fazer o prato girar sem que ele caia. o prato tem que se equilibrar, mas é você que dá um “empurrãozinho” para que ele se mantenha firme no seu papel. Mais uma vez, o gerente não deve ser a pessoa que vai lá e faz a tarefa, mas quem incentiva o colaborador a fazer a tarefa. Nada de ficar sentado na sua mesa esperando que as coisas aconteçam. Incentive cada pessoa da sua equipe. Seja sensível a necessidade de cada colaborador, a exemplo do que ocorreu com a história de Bernadinho citada no item anterior.

 

O tipo de gerente que você quer ser só depende de você. É você que vai desenhar a rota para atuar como um bom gestor ou simplesmente vai continuar imitando o capataz que apenas controla tudo, mas não tem a equipe ao seu lado, principalmente no momento de crise e dificuldades. Gerencie com o coração, conquistando cada liderado para atingir os objetivos desejados.

 

Sucesso.

 

professor.ito@gmail.com

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