O papel da consultoria na humanização do atendimento

Publicado por Estevão em

Postado em 18/05/2013

Escrito por  Carlos Carlucci

O papel da consultoria na humanização do atendimento

Numa época em que qualquer falha repercute de maneira massiva nas redes sociais, é importante rever as formas de se comunicar com o cliente

 

Muito se tem comentado sobre a humanização do atendimento automático. É um conceito que vem caminhando paralelamente com o avanço das tecnologias do setor e as novas formas de interação com o cliente. Tenho notado que este assunto tem ganhado espaço, mas o desafio é grande.

Segundo dados do Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos (Sintelmark), o telefone continua a ser o principal contato do cliente com as empresas. O canal corresponde 90% do atendimento nos contact centers e, de acordo com a entidade, 45% dos brasileiros deverão fazer uso de um smartphone até as Olímpiadas de 2016. Essa mudança de perfil do consumidor impulsionará o atendimento via multicanais, por meio de redes sociais, web chat, e-mail, web SelfService e URA (Unidade de Resposta Audível).

 

Ainda conforme o Sintelmark, o avanço natural dessa tecnologia tende a ser impulsionado também pela possível inclusão do smartphone na chamada Lei do Bem, que desonera estes aparelhos de IPI, PIS e Cofins, o que representaria redução no preço ao consumidor.

Então podemos afirmar que o conceito multicanais no contact center é um fato que só tende a crescer. Mas e a humanização, que tanto se fala hoje em dia, de todos esses canais, como deve ser pensada e adotada? Eu acredito que um passo importante anterior a isso tudo é o da consultoria, que terá o papel de ajudar a definir as estratégias, diagnosticar pontos fortes e fracos do processo e até se vale a pena ou não humanizar uma parte ou o todo do atendimento automático.

Vale reforçar que o trabalho de consultoria é feito por profissionais experientes no assunto, que podem facilmente ajudá-lo a chegar ao resultado almejado com eficiência.

Só para esclarecer rapidamente, a humanização é um conceito que contribui para diminuir a rejeição que algumas pessoas têm em falar com um atendimento automático. A finalidade é melhorar a experiência dos clientes na interação com a empresa e trazer satisfação nesse tipo de atendimento.

E, quando se opta por humanizar, o trabalho da consultoria é o de entender com qual tipo de cliente está lidando e em quais situações ele se encontra. Outras características também precisam ser consideradas como, por exemplo, o script e até mesmo o timbre da voz do serviço automático. Aqui o consultor vai definir os parâmetros de comunicação e analisar como o cliente reage quando é atendido pelo sistema automatizado.

A minha sugestão aqui é pensar junto com o fornecedor da solução de contact center e ver o que melhor se enquadra em cada caso.

*Carlos Carlucci, country manager da Vocalcom Brasil, empresa especializada em soluções para contact Center

Última modificação em Seg, 27 de Maio de 2013 20:19

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