O cliente sempre tem razão?

Publicado por Estevão em

Postado em 27/03/3013                                                                                                                                                                Escrito por Ito Siqueira

O CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO!!!

 

Esse é um jargão muito usado no meio comercial.

 

Muitas empresas até usam em seus slogans a questão do cliente sempre ter razão, e enfatizam isso em todas as reuniões com os funcionários e até mesmo diante dos clientes com frases do tipo: “Aqui quem manda é o freguês”.

 

Mas será que na prática é assim mesmo?

 

Quantas vezes você já teve problemas com empresas que têm em seus slogans frases célebres como essas?

 

E sejamos sinceros, nós que estamos diariamente lidando com o cliente; tem cliente que é difícil de se trabalhar. E em muitos casos fica claro que o cliente está sem razão. Algumas pessoas ainda se assustam quando isso é dito, mas vamos dar alguns exemplos:

 

  • O cliente dá um cheque sem fundos, numa compra à vista, e quando é cobrado diz que só vai pagar em 90dias e sem juros;
  • O cliente está com o cartão de crédito cancelado e exige que as suas compras sejam debitadas no cartão;
  • O cliente resolve não pagar os débitos contraídos com a empresa;
  • O cliente quer um desconto de 70%…

 

Existem milhares de outros exemplos, que você mesmo pode lembrar, em que o cliente efetivamente não tem razão…

 

Mas perceba a grande diferença do conceito do marketing para o atendimento aos clientes. Mesmo nesse momento em que o cliente está totalmente fora da razão, todos na empresas tem a obrigação de dar um tratamento de REI ao cliente, por que mesmo sem razão o cliente continua merecendo toda a nossa atenção e respeito.

 

Afinal, o cliente é sempre o cliente, mesmo quando perde a razão.

 

 

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