O cliente sempre tem razão?
Postado em 27/03/3013 Escrito por Ito Siqueira
O CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO!!!
Esse é um jargão muito usado no meio comercial.
Muitas empresas até usam em seus slogans a questão do cliente sempre ter razão, e enfatizam isso em todas as reuniões com os funcionários e até mesmo diante dos clientes com frases do tipo: “Aqui quem manda é o freguês”.
Mas será que na prática é assim mesmo?
Quantas vezes você já teve problemas com empresas que têm em seus slogans frases célebres como essas?
E sejamos sinceros, nós que estamos diariamente lidando com o cliente; tem cliente que é difícil de se trabalhar. E em muitos casos fica claro que o cliente está sem razão. Algumas pessoas ainda se assustam quando isso é dito, mas vamos dar alguns exemplos:
- O cliente dá um cheque sem fundos, numa compra à vista, e quando é cobrado diz que só vai pagar em 90dias e sem juros;
- O cliente está com o cartão de crédito cancelado e exige que as suas compras sejam debitadas no cartão;
- O cliente resolve não pagar os débitos contraídos com a empresa;
- O cliente quer um desconto de 70%…
Existem milhares de outros exemplos, que você mesmo pode lembrar, em que o cliente efetivamente não tem razão…
Mas perceba a grande diferença do conceito do marketing para o atendimento aos clientes. Mesmo nesse momento em que o cliente está totalmente fora da razão, todos na empresas tem a obrigação de dar um tratamento de REI ao cliente, por que mesmo sem razão o cliente continua merecendo toda a nossa atenção e respeito.
Afinal, o cliente é sempre o cliente, mesmo quando perde a razão.