MasterCard lança novo índice do varejo brasileiro

O SpendingPulse® analisa o desempenho macroeconômico do varejo e do consumo no País, além de setores de supermercados, móveis e eletrodomésticos, vestuário e material de construção

Disponível para os assinantes nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, o SpendingPulse® chega ao Brasil como um produto capaz de antecipar (com até 14 dias após o fechamento) outros índices de varejo disponíveis no mercado. O relatório utiliza informações de dados anônimos transacionais para oferecer insights sobre tendências de consumo e ajudar varejistas, investidores, emissores de cartões, bancos e agências do governo no processo de tomada de decisão. 
O Brasil – considerado a sétima maior economia do mundo e a maior da América Latina – foi escolhido pela empresa como um dos países mais atraentes para a expansão do varejo devido ao crescimento da classe média e as altas taxas de consumo. “O País é o primeiro mercado emergente do mundo a lançar o índice, que certamente ajudará nossos clientes a aproveitar melhor as oportunidades apresentadas pelo varejo nacional”, explica Gilberto Caldart, presidente da MasterCard Brasil e Cone Sul.
Por aqui, o SpendingPulse® fornece uma visão dos gastos dos consumidores a partir da análise dos dados de transações processadas pela rede da MasterCard Brasil, que reúne 1,7 milhão de empresas credenciadas em todo o País. Além das análises por setores, o relatório brasileiro oferece também um índice global do varejo.

Alguns dados já disponíveis

O primeiro relatório do ano, por exemplo, mostrou um crescimento de 7,7% nas vendas do varejo brasileiro, durante o mês de janeiro. E de acordo com as análises é possível antecipar que este crescimento foi impulsionado principalmente pelo bom desempenho da taxa de desemprego, que foi de 4,6% em dezembro de 2012, conforme o IBGE. “O desemprego no Brasil bateu recorde e atingiu seu nível mais baixo desde 2002, primeiro ano medição do IBGE. Este cenário, combinado ao recebimento do 13º salário, impulsionou o consumo em janeiro de 2013”, conclui o relatório.

Segundo Sarah Quinlan, vice-presidente global de informações de mercado da MasterCard Advisors, a ferramenta pode garantir índices quase em tempo real e consequentemente podem ajudar a enxergar o movimento do varejo com maior rapidez e eficiência. “Entendemos a importância de oferecer conhecimento preciso, de forma rápida, que possa contribuir para que as companhias aumentem o retorno sobre seus investimentos”, define.

Escrito por Elaide Medeiros

http://www.portalnovarejo.com.br/destaque/destaques/mastercard-lanca-novo-indice-do-varejo-brasileiro

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Graduado em Administração de Empresas pela UCSal (Universidade Católica do Salvador), com Especialização em Marketing pela UNIFACS (Universidade Salvador) e Mestrado em Administração e Comércio Internacional pela UEX (Universidad Extremadura - Espanha). Docente na área de gestão, vendas e marketing na FBV – Faculdade Boa Viagem. Possui experiência na área de gestão e consultoria de mais de 20 anos. É um dos diretores da DSC Gestão.
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