Elas estão revendo sua carreira, vida pessoal e sucesso

Publicado por Estevão em

 

Elas estão revendo sua carreira, vida pessoal e sucesso

O resultado vem do estudo “O Que as Mulheres Querem no Trabalho”, divulgado pelo LinkedIn, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres

A maioria das mulheres ao redor do mundo (63%) definem sucesso profissional como: ter o “equilíbrio perfeito entre trabalho e vida pessoal”, e quase três quartos delas (74%) acreditam que podem “ter tudo”. Utopia? Talvez não, se levarmos em conta que os dados foram apurados pelo LinkedIn, uma das maiores redes profissionais do mundo.

No caso do Brasil, a pesquisa mostra que as brasileiras se sentem inclusive mais confiantes sobre suas carreiras e otimistas sobre suas capacidades de terem um trabalho gratificante e vida familiar. A prova disso é que 88% delas consideram suas carreiras “bem sucedidas”, enquanto 85% acreditam que podem “ter tudo”.

Pretensiosas? Talvez, já que quando o assunto é “ter filhos” elas se sentem divididas com a possibilidade deles afetarem suas ambições profissionais. 32% pensam que podem acabar “desacelerando” suas carreiras se resolverem tê-los, enquanto 68% acreditam que não vão precisar reduzir o ritmo profissional.

Sucesso: Antes e Agora

Globalmente, a pesquisa identificou que o significado de sucesso profissional voltou a ser para as mulheres o que era há dez anos atrás. Enquanto hoje a maioria (63%) delas definem como sucesso ter equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, 39% delas já priorizaram esse fator há cinco ou dez anos atrás.

 

Neste mesmo período, a importância dada ao salário para definir realizações profissionais diminuiu de 56% para 45%, enquanto “ter um trabalho interessante” despontou como um medidor de sucesso, com 58%. Para 71% das profissionais brasileiras encontrar o equilíbrio certo entre trabalho e vida pessoal agora significa sucesso, o que há cinco ou dez anos atrás era defendido por 33%. Ganhar um salário alto também significava sucesso para 63% das mulheres brasileiras, agora somente 51% têm essa visão.

Fator Flexibilidade

Em escala global, quase dois terços (65%) das mulheres gostariam de maior flexibilidade no local de trabalho e esse índice aumenta para 83% quando se trata de mães brasileiras que trabalham.

Um ambiente de trabalho flexível foi colocado como o fator determinante de sucesso para a próxima geração de mulheres profissionais. 90% das entrevistadas brasileiras consideraram isso mais importante do que ter “oportunidades de liderança” (75%).

“Conforme as mulheres foram progredindo em suas carreiras, suas definições de sucesso parecem ter se transformado. As profissionais modernas não estão lutando apenas por altos cargos e salários, as profissionais de hoje estão muito mais propensas a definirem sucesso como ter um trabalho interessante e gratificante, e por serem capazes de equilibrar com êxito o trabalho e a vida doméstica”, explica Danielle Restivo, porta-voz do LinkedIn no Brasil.

Os desafios

Elas ainda enfrentam barreiras significativas para a carreira no ambiente de trabalho. 65% das mulheres profissionais no Brasil afirmam que a falta de um plano de carreira é um dos maiores desafios em suas vidas profissionais. Além disso, a desigualdade salarial e a carência de investimento em desenvolvimento profissional foram pontos relevantes destacados pelas brasileiras, aparecendo na pesquisa com 47% e 62%, respectivamente.

Do ponto de vista global, a falta de clareza no direcionamento da carreira (51%), seguido da falta de investimento em desenvolvimento profissional (47%) são os desafios considerados como “os maiores inibidores do sucesso profissional”.

“Felizmente, as mulheres executivas no Brasil vêm conquistando reconhecimento no mercado de trabalho, porém, ainda há muito a ser construído. Para que isso aconteça, é fundamental que existam planos de carreira claros e que as empresas apoiem e estimulem o desenvolvimento de seus colaboradores, não apenas para gerar valor, mas para que se sintam encorajadas e valorizadas”, defende Nadir Moreno, presidente da UPS (United Parcel Service ) e membro do Comitê Executivo do LIDE Mulher.

Questões como a existência de um “teto de vidro” (11%) e o machismo no ambiente de trabalho (11%) não foram percebidas como preocupações generalizadas pelas profissionais brasileiras. Por outro lado, poucos países resistiram a essa tendência: 45% das respondentes na Alemanha e 39% na Espanha consideraram o “teto de vidro” como um desafio significante na carreira, enquanto na Índia, uma a cada três mulheres (35%) afirmaram ter vivenciado situações de machismo no local de trabalho.

Grupos pequenos de profissionais no mundo também acreditam que a aparência tenha um papel relevante em suas carreiras, enquanto 71% delas afirmaram o contrário, e desconsideraram que isso tenha grande impacto em suas carreiras. No Brasil, 76% das mulheres concordam que a aparência é irrelevante e 64% dizem que não traz grande impacto. Já algumas mulheres em outros países creem que haja um impacto considerável na aparência física no trabalho: Alemanha (com 26%), Estados Unidos (21%) e Cingapura (20%).

 

Escrito por Elaine Medeiros

http://www.portalnovarejo.com.br/destaque/destaques/as-mulheres-est-o-revendo-seus-conceitos-sobre-sucesso-carreira-e-vida-pessoal

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