Como fazer sua empresa aparecer sem gastar nada

Publicado por Estevão em

Postado em 28/03/2013

Sócio-fundador da rede social Empreendemia afirma que é possível divulgar a marca da sua empresa sem gastar muito

 

Editado por Camila Lam, de 

Getty Images/Allison Joyce

Homem conversando em um restaurante

 

Como o atendimento pode ajudar na divulgação de uma PME?
Respondido por Millor Machado, sócio-fundador da rede social Empreendemia

Constantemente recebo e-mails com o questionamento: “Não tenho muito dinheiro para investir. Como faço para divulgar a minha marca?”. Cada tipo de empresa precisa de meios específicos de divulgação, mas a minha resposta é: foque em entregar um atendimento tão bom que o cliente faça questão de divulgar a sua marca.

Se estudarmos teorias tradicionais de marketing, veremos que a criação de uma marca envolve a compra de anúncios que servem para “fixar a marca na cabeça do cliente”. O problema é que investimento em publicidade é algo razoavelmente caro e inacessível para o pessoal que está começando.

Porém, a vantagem de uma pequena empresa é que ela não possui um volume tão grande de clientes, o que permite um atendimento mais personalizado do que grandes corporações que precisam lidar diariamente com milhares de clientes. Essa possibilidade de personalização abre uma oportunidade para quem quer se destacar, já que se o cliente está acostumado a um atendimento que “não faz mais que a obrigação”, ele ficará impressionado a ser tratado de forma diferenciada.

Um dos exemplos mais interessantes é de um bar perto de casa. No início, o bar não tinha nem dinheiro para ter material gráfico básico como cardápio e letreiro com o nome, quanto mais verba para anúncios. Mas, mesmo com essas dificuldades, o bar estava sempre cheio e eu não entendia muito bem o por quê até o dia em que fui lá com amigos.

Ao invés de ficar trancado no caixa ou em casa pensando em formas de aumentar o lucro, o dono do bar fazia questão de passar pelas mesas conversando com as pessoas, vendo o que elas estavam achando e colhendo sugestões de melhorias.

Quando soube que era meu aniversário, fez questão de me dar gratuitamente o melhor sanduíche do lugar, mesmo sem eu ter pedido.
Resultado, falei bem do lugar para todos meus amigos. Aparentemente boa parte dos clientes fez o mesmo, já que em poucos meses o bar já estava fazendo reformas para aumentar o número de cadeiras.

 

Millor Machado é empreendedor, sócio-fundador da rede social Empreendemia e escreve o blog Saia do LugarEnvie suas dúvidas com a palavra empreendedor no assunto da mensagem paraexamecanalpme@abril.com.br
Categorias: Notícias