Como fazer marketing, quase, sem dinheiro

Publicado por Estevão em

Postado 23/03/2013                                                                                                                                                         Escrito por: Ito Siqueira

O marketing virou o verdadeiro vilão no mundo dos negócios. Se alguma coisa vai mal… a culpa é do marketing… se precisa de resolver algum problema drástico… envia para o pessoal de marketing. Quem trabalha com marketing parece que tem uma varinha de condão que resolve qualquer tipo de problema de vendas da empresa.

 

Todas essas situações acabam tendo um fundo de verdade. O marketing tem um certo “poder” de conseguir reverter situações de dificuldade da empresa conseguindo atingir metas e objetivos desejados.

 

O grande problema é que o uso do marketing é, normalmente, atrelado ao uso de uma grande soma de recursos para que o mesmo dê resultados. Efetivamente o marketing necessita de capital para ser implementado. Todavia existem ações de marketing que podem ser realizadas sem, ou quase sem, dinheiro.

 

A primeira ação importante está em não confundir a ação do marketing com a propaganda (Leia a matéria ‘Marketing é Propaganda”, publicada no dia 06/04/2006). Mesmo para a ação de propaganda é possível gastar muito pouco envolvendo estratégias inusitadas e conseguindo publicidade (isso é assunto para outra matéria).

 

Um simples cartão de visitas, que custa muito pouco, é uma forma de se construir a imagem de uma empresa com baixo investimento, mas a forma efetiva de se fazer marketing com pouco ou nenhum capital pode ser seguida conforme dicas abaixo:

 

–  Sorria sempre;

–  Esteja motivado;

–  Apresente-se pelo nome;

–  Ouça o cliente;

–  Chame o cliente pelo nome;

–  Seja prestativo e demonstre interesse pelas necessidades do cliente;

–  Cumprimente todas as pessoas, não basta falar, lembre-se que o corpo fala.

 

Com pouco recurso invista e consiga um bom resultado nas ações de marketing:

–  Cuide da sua aparência;

–  Verifique se sua forma de vestir-se está adequada ao ambiente;

–  Use e-mails para se comunicar;

–  Anote a data de aniversário do seu cliente e mande um e-mail ou cartão;

–  Tenha sempre cartão de visita para deixar sua marca;

–  Ligue para o cliente verificando se o seu serviço ou produto atendeu às expectativas.

 

Aprenda que marketing não está, necessariamente, ligado a gastar altas somas de dinheiro para que seja realizado. Marketing é, acima de tudo, estratégia com foco em resultado. Finalmente, seja criativo e proativo.

 

 

 Ito Siqueira é professor de universitário, consultor de empresas de varejo, palestrante e instrutor de diversos cursos de marketing, vendas e desenvolvimento de pessoal.

 

Categorias: Notícias