Postado em 02/06/2013

 Lista traz leituras importantes para quem quer ser franqueador ou franqueado

 
Por Daniela Moreira
 Shutterstock

Quer se preparar melhor para entrar no mercado de franquias? Que tal começar com uma boa leitura? Claudia Bittencourt, diretora geral do Grupo Bittencourt, especializado em desenvolvimento e gestão de redes de franquias e negócios, lista abaixo alguns títulos obrigatórios para quem quer ingressar no franchising:

O Fator E – Greg Nathan
O livro apresenta dicas importantes de como administrar as relações entre franqueador e franqueado em seis estágios. O modelo, chamado de Fator E e formulado por Nathan, leva em conta a psicologia para interpretar as interações nesses negócios. “Greg é o maior especialista mundial no tema”, afirma Cláudia.

Parcerias Lucrativas – Greg Nathan
Também voltado ao empreendedor que deseja ingressar no sistema de franquias, o livro aborda de maneira didática como deve ser conduzido o relacionamento entre franqueado e franqueador. “A obra derruba mitos dessa relação e traz dicas para aprimorar a comunicação entre as duas partes”, diz.

Finanças para Executivos Não-Financeiros – William G. Droms e Jairo L. Procianoy
O livro ajuda o empreendedor a compreender o universo das finanças na prática. “Esse é muitas vezes um ponto de grande dúvida para quem está começando”, afirma Cláudia. A obra traz diversos exemplos e análises de casos reais, abordando conceitos fundamentais de finanças para a gestão do próprio negócio.

O Líder Servidor – James A. Autry
A publicação apresenta a filosofia da liderança servidora, na qual se valoriza a atitude do líder que trabalha com amor e respeito. “A obra traz ótimos insights de como a liderança pode gerar uma equipe motivada e comprometida em gerar resultados”, diz.

O Monge e o Executivo: Uma História Sobre a Essência da Liderança – James C. Hunter
Best-seller em diversos países, inclusive no Brasil, ele apresenta aspectos de liderança sob uma ótica diferente. Ensina, por exemplo, que o bom líder comanda com paixão e cultiva em sua equipe o desejo de se esforçar para alcançar um objetivo. “Além de excelente para a vida profissional, também traz lições para a vida pessoal”, afirma Cláudia.

Data e Varejo – Maurício Moura (organizador)
O livro apresenta dados comentados e informações sobre oito setores varejistas (informática; combustível; super/hipermercados; material de construção; farmácia; tecidos e vestuário; automóveis; móveis/ eletrodomésticos). “Independentemente da área de atuação do empreendedor, ele ajuda a compreender importantes mercados”, diz a especialista.

ito

ito

Graduado em Administração de Empresas pela UCSal (Universidade Católica do Salvador), com Especialização em Marketing pela UNIFACS (Universidade Salvador) e Mestrado em Administração e Comércio Internacional pela UEX (Universidad Extremadura - Espanha). Docente na área de gestão, vendas e marketing na FBV – Faculdade Boa Viagem. Possui experiência na área de gestão e consultoria de mais de 20 anos. É um dos diretores da DSC Gestão.
ito