A relação entre vendedor e cliente é baseada na confiança entre as partes. E é relativamente fácil estremecer essa harmonia.

Uma única frase pode colocar tudo a perder. Uma reportagem, publicada originalmente na “Entrepreneur”, lista algumas frases que bons vendedores nunca dizem. Confira:

1. “Pode confiar em mim”
Esta frase, por mais irônico que pareça, é dita por vendedores que não estão despertando a confiança de seus compradores em potencial. Não peça para que os outros confiem em você. Em vez disso, conquiste o cliente desde o começo, com palavras seguras e a convicção de que seu produto é o melhor.

2. “Eu mesmo não uso esse produto”
Não é necessário ser um expert em vendas para saber que isto não pode ser dito. Se nem o vendedor usa um determinado produto, por que um eventual comprador gastaria seu dinheiro com isso? Tal atitude mostra total falta de confiança do vendedor em relação aos que ele vende.

3. “Esta é uma política da empresa”
Uma dica mais voltada para o pós-venda. Pode ser que o cliente tenha algum problema. E que o vendedor não consiga resolver por uma razão qualquer. Às vezes, deve-se dar uma resposta negativa para um cliente.

Mas é importante encontrar a forma certa de dizer não. Ao colocar a justificativa para o “não” em fatores externos, como a política da empresa, o vendedor passa a impressão de que está apenas dando uma desculpa qualquer.

4. “Estou de folga”
Vendedores precisam vender. Quem é funcionário precisa fechar o máximo de negócios possíveis, já que seus salários são baixos e são as comissões que “encorpam” os rendimentos no fim do mês. E quem é empreendedor nem salário tem.

Por isso, deve-se estar sempre disponível. Esta postura pode atrapalhar a vida pessoal do vendedor, mas infelizmente deve ser o comportamento padrão de quem escolheu esta carreira, de acordo com a reportagem.

5. “Isso pode estar além das suas condições financeiras”
Esta frase é dita por vendedores que são abordados por pessoas que, aparentemente, não têm dinheiro suficiente para fazer fechar negócio.

No entanto, a aparência pode não corresponder à realidade e você pode ofender alguém que estava realmente disposto a comprar seu produto ou serviço. Por isso, trate todas as pessoas igualmente. Capriche em todos os processos de venda.

http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2016/01/5-frases-que-bons-vendedores-nunca-dizem.html

ito

ito

Graduado em Administração de Empresas pela UCSal (Universidade Católica do Salvador), com Especialização em Marketing pela UNIFACS (Universidade Salvador) e Mestrado em Administração e Comércio Internacional pela UEX (Universidad Extremadura - Espanha). Docente na área de gestão, vendas e marketing na FBV – Faculdade Boa Viagem. Possui experiência na área de gestão e consultoria de mais de 20 anos. É um dos diretores da DSC Gestão.
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